21 de dez. de 2009

O festival das 5ªs no cinema.


O pessoal está de parabéns! Foi um sucesso as apresentações dos filmes da turmas 51 e 52. Todos os professores, coordenadores, acessores, divulgadores, apoiadores, famílias, amigos, colegas... enfim pessoas que fizeram acontecer merecem o sucesso. Reparem no garotão da foto, não é um arraso?

6 de dez. de 2009

As formas de governo.


A Hélade e os helenos.
O país que hoje chamamos de Grécia ocupava, na antiguidade, uma região conhecida por Hélade, e as pessoas que alí viviam eram chamadas helenos. A denominação Grécia teve origem na palavra latina graeci, que designava um dos povos que habitaram a região. O nome heleno se espraiou atingindo nossos dias. Os povos que habitaram a Hélade formaram uma das maiores civilizações ocidentais. Com poderosas cidades-estados. E uma sociedade avançada para a época. Os vários deuses ganhavam templos magníficos. Era uma sociedade de muitos mitos e lendas. E desenvolveram várias formas de governo para organizar suas polis. Entre elas: a monarquia, a oligarquia, a tirania e a democracia. De cada uma tiramos um pouco e até hoje vivemos esta adaptação.

4 de dez. de 2009

De onde vem o dinheiro?


Dinheiro... moeda, cédula aceitas como pagamento.
Meios de pagamento:
cédulas, moedas, depósitos bancários. Qualquer soma de dinheiro: metal, ouro, pecúnia, prata.
E tem a gíria: grana, jabá, tutu, níquel, milho, cobres, bufunfa...
Tem ainda o dinheiro miúdo: dinheiro de pouco valor (especificamente moedas). Imagine dinheiro de pouco valor! Não é uma ironia?
Em contraposição, tem o dinheiro vivo: a grana preta...
Existe o dinheiro em moeda metálica ou papel-moeda.
A aluna Karina da 5ª Série produziu os vídeos sobre: A origem do dinheiro.

A curiosidade e a vontade de saber resultaram
nas produções que você pode conferir.