25 de set. de 2009

Histórias fantásticas.


Os alunos das turmas 51 e 52 apreciaram a história de "José no Egito" nas aulas de Ensino Religioso. Ao estudarem a história do antigo Egito estabeleceram relações entre a civilização dos faraós e a hebraica. Com a história de José trabalhamos a não violência, o respeito as diferenças e o valor da sabedoria. O desenho estimulou a criação de belos cartazes. Confira a fonte inspiradora. Parabéns pessoal pela vitória!

24 de set. de 2009

Arte em quadrinhos.


Para usar o "Hagá Quê" com sucesso e criatividade o canal é aqui. A autora especialista na arte de desenhar histórias em quadrinhos solicita que se multipliquem, suas dicas e conhecimentos. Compartilhem!

Trabalho sala de aula.



O pessoal das turmas 51 e 52 do CIB se superou, as máscaras dos deuses egípcios estão espetaculares. Aguardem a exposição. Local: corredor da escola, 2º andar próximo as salas 205 e 206. Sua presença será uma honra!

23 de set. de 2009

Gente que faz.


O brasileiro Paulo César Baptista Faria, da Viola, é claro. É um artista singular. Faz pérolas no samba, obras de arte em som. Absolutamente genial. Seu repertório um clássico. Seu show em Porto alegre foi o máximo. Ele é um cidadão nota dez!

"Educação bancária"?



Num tempo de criar não podemos pensar em "Educação bancária" (Paulo Freire) onde o professor era só um transmissor de conhecimentos. E os alunos apenas recebiam as informações sem poder argumentar sobre a validade das mesmas. A diferença está em que: é tempo de questionar. Ninguém é dono da verdade. Um vestígio de dúvida, por mínimo que seja, deve ser eliminado. Perguntar não ofende. Assim está escrito no livro dos Anjos Alemdalenda.

22 de set. de 2009

Reflexão!


É tempo de respeitar! Tudo que existe é digno de respeito, pois a existência já é, em si, plena de significados. Antes de julgar e condenar, experimente o ponto de vista do outro. Pense nisso...

Um brinde à Primavera!

Maravilha.

As turmas 61 e 62 estavam felizes! Hoje 22/09 começou a Primavera. A "Estação das Flores" foi homenageada pelas turmas com desenhos de árvores cobertas de flores e frutos. As meninas resolveram colar flores naturais nos desenhos, ficou lindo! Nossa sala de aula está muito enfeitada e bonita. Depois, fomos ao laboratório de informática e o pessoal adorou. Parabéns a todos que amam e preservam a Natureza!

21 de set. de 2009

As regiões do Brasil.


Setembro, 21 de 2009 = "Dia da Árvore" as turmas 61 e 62 aprofundaram os estudos sobre a Região Norte do Brasil. O pessoal leu sobre as paisagens naturais do nosso país. Descobriu a riqueza e a diversidade da flora da Região Norte. Estendemos nossas leituras para os minerais explorados nos estados formadores da região. Chamou a atenção o ouro, o manganês, a bauxita e a cassiterita e porque devemos cuidar destas riquezas. Surgiu, então, a questão da fauna que aprofundaremos mais adiante. Pesquisaremos vídeos que ilustrem a diversidade da fauna e flora. Sobre a Região Norte clica. O pessoal está de parabéns! Os mapas temáticos ficaram lindos!

19 de set. de 2009

Luminosidades.


Na disciplina de Ensino Religioso debatemos sobre: "Respeito às diferenças". Reforçamos a solidariedade. Enfatizamos que é tempo de generosidade: o ambiente que nos cerca reflete nossa ordem interior. Quando é difícil por ordem no que está dentro de nós, a arrumação pode começar pelo que está no nosso redor. É preciso paciência, perseverança e muita vontade. Aos poucos, com cautela e respeito o espírito da solidariedade vai tomando conta de nós. Tudo fica mais fácil e nós mais felizes! Reflita sobre isso: todos somos diferentes, antes de julgar e condenar experimente o ponto de vista do outro. Valeu turmas 61 e 62!

É tempo de homenagem.

"Trazer a alma do outro para dentro de si e expor a sua própria, de todo coração, é um exercício de amor". Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Balduíno Rambo demonstraram seu amor pelo Rio Grande, neste sábado letivo criando cartazes em homenagem ao 20 de setembro. Foi um lindo trabalho de equipe e cidadania. Parabéns turmas 51, 52, 61, 62! Meu carinho a todos vocês. Professora Carmen.

15 de set. de 2009

Tempo de transformação.


"Muitos anseiam pelo novo, mas hesitam em deixar morrer o que não tem mais vez. O poder transformador é dado a todos; poucos, porém, ousam utilizá-lo, temendo o preço a pagar pela renovação." Do livro de Heloisa Galves e Regina M. Azevedo Pequeno Livro dos Anjos Alemdalenda. Felizes os que se renovam, porque farão a diferença!

Projeto PIBID no Balduíno Rambo.


O pessoal das Ciências Sociais da UFRGS-PIBID iniciou as oficinas sobre cidadania. Dia 25/08 as bolsistas Fernanda, Nina e Eduarda trabalharam alteridade com as turmas 51,52,61,62,71 e 81 . Foi mais um sucesso! Os "Olhares da diferença: as religiões" motivou. Os alunos leram, observaram, argumentaram e confeccionaram cartazes sobre o tema. E refletiram sobre o respeito para com as diferentes tradições religiosas. Pensamento...
Siga a estrada da vida... e aprenda sempre!

Festividade de Rosh Hashaná.


No sagüão do Colégio Israelita Brasileiro uma linda comemoração: O Ano Novo Judaico. Foi explicado que é mais significativo dizer-se Cabeça de Ano. O Colégio estava enfeitado com cartões, mensagens, comidas típicas, boa música e os colegas junto e felizes. É muito bom ver pessoas confraternizando. 5770 ANO NOVO, CASA NOVA! Está um espetáculo a cidade laboratório do Israelita: a Ir Ktaná.

13 de set. de 2009

"O que você pode, professor"


Sem dúvida os multimeios vieram para ficar. Hoje podemos ir além da "educação bancária" tão condenada por Paulo Freire. As novas tecnologia estão aí para enriquecer o trabalho do professor. É preciso, por outro lado, que estejamos preparados para entendermos e usufrirmos das multimídias. O curso de capacitação, Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC -100 Horas, com seus professores e apoio estrutural oportunizou-me um avanço significativo no mundo digital. É preciso o computador na educação! Na vida! Na cidadania! Sempre ouve tecnologia na educação! A cada vez que as técnicas se modificam, ficando mais sofisticadas reagimos a elas. É natural, é humano... Afinal as inovações nos desacomodam. Mas, ação motiva reação, então aceitamos e aprendemos a dominar a tecnologia fazendo dela uma alida. Assim, avançamos e conservamos os saberes acumulados pela humanidade. O que o professor pode? Será ilimitado, se "sua alma não for pequena e tudo valerá a pena". Lembrando Fernando Pessoa. Será o poder diretamente proporcional a nossa imaginação? Pensar... um sonho impossível... criar um mundo possível... formar pessoas felizes...

História em quadrinhos.


As lendas urbanas que povoam Porto Alegre falam de amores fatais. De injustiças sociais, de enforcamentos lá pelos idos de 1800 e alguma coisa. No tempo da cruel escravidão que existiu nas terras do Sul. De índias que choraram amores perdidos em lágrimas caudalosas que verteram-se em rio. Amores que aprisionaram em castelinhos. Imagine! A história ímpar de Maria da Conceição ilustra aquele cenário.

Bullying na escola.


Quantas vezes a dor do desamparo nos faz sofrer?
É preciso por um fim na volência, na intimidação, no assédio, na covardia!
As provocações, as ameaças e tanta outras coisas ruins, nos desviam do crescimento como pessoas humanas.
O que fazer? Como se evitar o bullying na escola?
O texto da professora Cleo Fante, autora do livro: Bullying Escolar nos ajuda.
É preciso estudar a respeito. Entender que acontece. Observar como ococrre. Fazer parceria com a comunidade. Buscar ajuda junto a especialistas. E agir, pois existem palavras que magoam! E repudiar o...
  • Bullying: brincadeiras que ferem
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais_principal&id_comunidade=0&ID_ESPECIAL=430

3 de set. de 2009

Turma 51


Parabéns pessoal! O blog está uma beleza! O faraó recomenda. Mora Carmen