24 de nov. de 2010
Tecnologias na educação
A autora Maria Helena Pereira Dias ao falar de hipertexto no contexto educacional enfatiza as mudanças no "papel do autor-escritor e do usuário-leitor, pois as ideias de posse e de autoria de um texto fisicamente ilhado, com significado único,e hierarquicamente superior aos comentários e notas que dizem respeito a ele,[são sem dúvidas diferentes de] hipertexto, pois este afeta a maneira do professor e do aluno interagirem. (Salgado, Mª Umbelina Caiafa. TIC-MEC, 2008,p.105)
As novas tecnologias apresentam um universo de recursos e permitem a qualificação da educação, especialmente na relação ensino-aprendizagem. O domínio das novas tecnologias exige dos profissionais constante atualização e aprimoramento. Mas os avanços tecnológicos são de tamanho impacto que muitos profissionais da área educacional não conseguem acompanhá-los.
A falta de investimentos e o aumento das dificuldades de domínio frustam um aproveitamento integral desses recursos nas diferentes áreas do conhecimento.
É preciso incentivo para que as novas tecnologias beneficiem a educação e esta produza: autonomia, estratégias significativas, projetos onde o aprendiz seja responsáveis pelo seu aprendizado. E especialmente cidadãos eco-responsáveis. Tecnologia e conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário