1 de jun. de 2011

A Mesopotâmia





Estamos trabalhando com a Mesopotâmia a 'terra entre os rios' Tigre e o Eufrates. Foram os gregos antigos que deram este nome à região. Já sabemos que a Mesopotâmia ficava no Oriente Médio, numa região chamada de Crescente Fértil.
Como a região era rica em água potável, tinha terras aráveis e prometia uma sobrevivência mais próspera atraía muitos povos.
Os primeiros a habitar a região foram os sumérios, seguidos pelos babilônios, os assírios e os caldeus (novos babilônios). Cada povo desenvolveu uma cultura, escrita, lei e política para poder sobreviver. Soubemos que entre os babilônios, o rei Hamurabi mandou escrever o primeiro Código Escrito de Leis para organizar a justiça.
Era uma lei bastante severa. Já os sumérios acredita-se que tenham desenvolvido a primeira escrita chamada de cuneiforme. Os assíros guerreiros colocaram a roda nos carros de guerra, as bigas. Os caldeus ou novos babilônios construíram magníficos jardins e torres. Assim, vamos aprendendo um pouco sobre os ancestrais da humanidade.

Nenhum comentário: